Por André Luís Faustino da Silva – Consultor Sênior da Experimental
Publicado em 11 de novembro de 2022
A sua empresa se identifica com algum destes problemas que tem impactado nos atendimentos dos seus Clientes e nos resultados do seu negócio?
O planejamento liberou uma ordem de produção, mas a fábrica ficou parada porque o material não chegou na quantidade necessária?
O time de planejamento atua de forma reativa e descobre tardiamente que a produção não conseguiu executar o plano previsto e entra num ciclo virtuoso de postergações e replanejamentos?
A fábrica não possui mais espaço disponível para armazenar tantos produtos acabados e semiacabados que se acumulam por tanto tempo e que não possuem previsão de giro?
A enfermaria do Hospital descobriu que não possui medicamentos ou materiais básicos para o atendimento dos pacientes nos próximos dias?
A expedição se esforçou para entregar na data planejada os produtos adquiridos pelo Cliente, equipamentos específicos foram alugados, a equipe de campo foi mobilizada e viajaram centenas de quilômetros até a obra, mas não foi possível iniciar os trabalhos porque faltaram materiais simples, como acessórios de baixo custo, porém essenciais para a execução dos serviços?
Estes são alguns dos problemas que identificamos no processo de diagnóstico nas organizações e que se repetem independente do seu porte, segmento ou idade, oriundos principalmente da falta de processos adequados de Planejamento e Controle de Materiais e de Produção (PCPM).
O PCPM é uma área que realiza um papel fundamental nas organizações e envolvem uma série de atividades complexas de planejamento e de decisões com o objetivo de definir o quê, quanto e quando produzir, comprar e entregar, além de quem e/ou onde e/ou como produzir. Ao mesmo tempo, não podemos esquecer do controle, que é o processo de lidar com as mudanças e desvios do que foi planejado, de modo que se possa corrigir o caminho traçado de forma antecipada por meio de um estruturado processo de acompanhamento e de um conjunto de indicadores de monitoramento adequados.
Juntamente a isto, o PCPM deve ter autonomia e ao mesmo tempo a responsabilidade pela gestão e acompanhamento junto a todas as áreas da empresa que fazem parte da cadeia de valor da organização, por meio de um plano de comunicação eficaz.
Nosso site faz uso de cookies de terceiros, para saber mais veja nossa Política de Privacidade.